sexta-feira, 12 de julho de 2019

O valor de quem pensa diferente de mim

A maioria das pessoas não gosta de conviver ou conversar com quem pensa diferente delas. Sem dúvida, é bem mais confortável. Os adolescentes até brigam com quem se opõe às suas opiniões.
Vamos analisar o assunto tecnicamente. Existem bons artigos para o leigo, em nosso blog sobre o Cérebro, falando sobre as redes que são construídas em nossa cabeça, à medida em que apreendemos, experimentamos novos ambientes, conversamos com pessoas diferentes das que conhecemos e também quando entramos em contato com NOVAS IDEIAS. Se quiserem e tiverem tempo, leiam:

Redes Neurais - Cérebro Único

Conexão de ideias no momento em que conversamos

Sua opinião

Pense na sua cabeça, na sua mente, como uma sala. Ao estabelecer os pontos de vista sobre um assunto, é como se você colocasse móveis em uma sala. Depois de colocados estes móveis (argumentos e parâmetros do assunto), você olha para a sala pronta e vai se acostumando com ela.

A opinião dos outros

Um dia, entra um visitante em sua casa, olha para a sua sala e diz:

"Sua sala tá arrumadinha, mas seu sofá tá muito velho. Não tá combinando".

Viu, você estava acostumado com a sua sala. Foi você que a arrumou. Quando nós construímos ou arrumamos alguma coisa, o nosso protagonismo está falando bem alto. Aquela coisa feita ou arrumada por nós tem a nossa personalidade.

Outros visitantes podem ter opiniões adicionais. Podem falar da posição do sofá. Existem certos aspectos que são técnicos. Se alguém te disser para colocar o sofá de lado em relação à TV, você pode argumentar com firmeza que não vai ficar assistindo a TV de pescoço virado.

Ganhos

Quanto maior a quantidade de opiniões e pontos de vista, maior será a Rede Neural desenvolvida na mente para compreender um determinado assunto. Quanto mais informação, maior será o número de relações que sua mente terá para lidar com os vários aspectos de um contexto.

Método

Mas qual é o método para lidar com opiniões diferentes ?

Em primeiro lugar, você precisa ficar calmo. A outra pessoa não vai provocar a sua morte, se tiver uma opinião contrária à sua. Você não nasceu pronto. Quanto mais jovem, maior receptividade e paciência se deverá ter com as opiniões alheias. Se não quer ouvir opiniões contrárias, tranque-se em sua casa.

Em segundo lugar, ouça o ponto de vista da outra pessoa e faça a ela perguntas. No caso do sofá velho, pergunte à pessoa se ele deveria ter mais lugares, que tipo de forro ela colocaria, a cor, etc.

Em terceiro lugar, coloque a sua nova visão, frente ao que o outro falou. Diga que vai colocar um móvel de madeira com encosto. Vá conversando, sem brigar.

Dizem que o ser humano tem dois ouvidos e apenas uma boca, portanto tenha mais disposição para ouvir do que falar.

Conclusão

Novas opiniões trazem novas visões, ajuda a desenvolver o raciocínio, e produzem pessoas com mais auto-controle, devido ao exercício necessário para se assimilar novos pontos de vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário